![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibOFnnhpdZGzc90_QB8wIJiEiGeXKtskW08LP6Az5Z-KeArTyBtiU_I2AvoHH8LsOYb2BkyM94S85xofLg6ZpzuZg9-zPVLTlTDzx53eQkMOfDGAe4MpIxXOKJVeCwBKzWcGUteGWifWQ/s400/tomate2.gif)
Uma viagem fantástica
Era uma vez um lindo e corado tomate chamado Calixto, que morava numa grande fazenda lá no interior de São Paulo.
Calixto era muito feliz, pois vivia entre amigos.
Certo dia resolveu fazer uma viagem e convidou alguns amigos para lhe fazer companhia. Como precisava de alguém valente e arrojado, chamou o Leite. Depois foi falar com o Feijão pretinho e forte e com o ovo muito rico e bem amarelinho.
Os amigos então se reuniram para arrumar a mala e nela colocaram vitaminas, proteínas e sais minerais. Terminados os preparativos, felizes partiram para uma cidade chamada Corpo Humano. Logo avistaram o portal chamado Boca, muito bem guardado por soldados branquinhos e saudáveis, os Dentes. Foram muito bem recebidos pela tagarela Língua que os levou através de um túnel chamado Esôfago até uma praça chamada Estomago. Ali naquela praça tiveram que abrir a mala e separar seus pertences.
Estando tudo certinho, como mandava a lei da cidade, continuaram seu passeio descendo pela avenida Intestino Delgado onde os esperava o prefeito da cidade o senhor Sangue, forte e poderoso.
O senhor Sangue recebeu Calixto, seus amigos, as vitaminas, proteínas e sais minerais com um vigoroso abraço.
O Leite, valente como era, foi logo tomando a palavra e dizendo ao senhor Sangue que as vitaminas, proteínas e sais minerais eram presentes para serem distribuídos a todos os moradores da cidade Corpo Humano, os Órgãos e Tecidos. Satisfeito o prefeito se despediu e agradeceu em nome dos moradores. Felizes então, Calixto e seus amigos se despediram, prometendo uma outra visita para muito breve e partiram por uma rua larga chamada Intestino Grosso.
Augusta Schimidt
01/09/2003